Projeto
Mundo
O trabalho
de finalização do período em Estudio 2, consiste na elaboração de um projeto de
reforma de um espaço visando a criação de um “mundo” baseado nas características
de um personagem fictício criado por um colega de classe. No meu caso, foi
proposto um projeto para a personagem Sophia Back Klein, crida pela colega
Scarlett Campolina.
A personagem
proposta é advogada, casada, possui uma filha, é advogada, gosta de sapatos de
salto, gosta de tocar piano, e possui deficiência
visual.
Com base
nessas características, foi sugerido uma incorporação literal do personagem
para que se pudesse entender o que ela passa em seu dia-a-dia, ou seja, no meu
caso, precisei usar até salto alto. Após este mapeamento do personagem, deu se
inicio a busca por ideias para o projeto.
Análise do personagem
O personagem vivenciado por mim se chama Sophia Back
Klein e vive seu mundo em meio ao trabalho, família e hobbys, tudo isso vivido
tendo como desafio sua deficiência visual, que a prejudica afetando cerca de
50% de sua visão. Tal deficiência a impossibilita de realizar algumas tarefas
do dia a dia, como ler ou identificar certos objetos ou mesmo pessoas, já que
seu foco de visão é embaçado, mas consegue identificar cores, ainda que sem
muita nitidez. Ainda por causa de sua visão, Sophia não gosta de ambientes
escuros, e consegue se orientar melhor por meio de luzes, sons e tato.
Nas horas vagas,
Sophia passa seu tempo tocando piano e sempre sai às compras dos seus adorados
sapatos, principalmente os de salto alto, que sempre usa em seu dia a dia,
inclusive quando está exercendo sua profissão de advogada.
Por causa de sua deficiência Sophia necessita ter um bom
apoio psicológico por parte das pessoas mais próximas a ela como familiares e
amigos, já que pode sofrer preconceitos oriundos tanto de colegas de trabalho quanto
de outras pessoas .
A cada caso por ela defendido, Sophia passa horas lendo o
Vade Mecum, estudando cada lei e preparando cada plano de defesa de seus
clientes. Ela se dedica ao máximo ao trabalho, marido e a
filha numa jornada estressante. Mas seus familiares sempre lhe dão
apoio, o que lhe ajuda a romper as dificuldades que ela passa.
Sophia possui grandes obstáculos em seu dia-a-dia
enquanto faz seu trajeto ao trabalho ou mesmo quando sai para um simples
passeio às ruas. O que principalmente dificulta suas caminhadas não é apenas
sua deficiência visual. Por não abrir mão de seus sapatos de salto alto, ela é
obrigada a passar por calçadas que dificultam seu caminhar , isso por
apresentarem buracos e pisos irregulares. Ainda com relação aos sapatos, Sophia
sofre constantemente com dores na coluna ocasionados pelo uso excessivo de seus calçados.
Aos domingos e demais feriados, Sophia almoça sempre em
família não dispensando de maneira alguma a companhia da filha e do marido.
Seu humor varia de acordo com o dia de trabalho ou de
descanso. Nas horas de descanso, Sophia se desliga de tudo aquilo que lhe
causa e estresse e passa a viver um
mundo a parte, curtindo de todas as formas as coisas que lhe dão prazer. Ao entrar neste seu recinto, Sophia não abre mão de
um relaxante banho de banheira ao som de
suas musicas preferidas, e de um belo descanso, deitada repousando sua coluna e ouvindo
os sons da vida.
Descrição do Projeto
Com base nas características e necessidades do personagem,
deu-se inicio ao projeto, tentando buscar as melhores soluções para a
construção do mesmo. Por meio de orientações em sala e busca de referências, aos poucos o mundo foi
sendo construído.
O meu projeto foi elaborado seguindo as características propostas,
baseando-se nos principais gostos e necessidades de Sophia. Os espaços foram elaborados
buscando uma ideal iluminação , já que locais com pouco luz não atendem ao que
foi proposto.
O piso possui basicamente três partes, sendo que cada
parte permite uma melhor interação com o ambiente. As duas primeiras partes do
piso, são iluminados por baixo dando como referencia, um caminho para Sophia,
que no caso, se orienta pela luz que vem de baixo, para caminhar sem que se
esbarre em algum objeto. Ao caminhar, os dois primeiros pisos ainda produzem um
som característico de toc-toc. O terceiro piso, é o do banheiro, onde o chão é
revestido por cerâmicas.
Ainda quanto a iluminação, o recinto possui paredes
claras que ajudam a refletir a luz proveniente dos leds instalados no teto.
Cada uma das laterais, possui uma janela que também permite a entrada da luz
solar, proporcionando durante o dia uma iluminação natural.
No local de higienização, foi preparada uma banheira inspirada em uma das principais paixões de Sophia: o salto alto. A banheira em formato de sapato, proporciona a melhor das sensações possíveis enquanto Sophia se delicia em seu banho de espuma.
O local de descanso foi inspirado em um vibrafone, e
possui um comando em que ao se deitar Sophia pode acioná-lo para ligar a jukebox, instalada bem na frente.
Ao lado, da jukebox, ficam três prateleiras onde são
guardados seus livros e objetos decorativos.
A parte frontal do espaço, foi inspirada também em outros
instrumentos musicais como a flauta pam e o órgão e também serve como
orientação através do háptico, e da audição já que na teoria, deveria emitir
som. Já a arquitetura externa do mundo de Sophia lembra o corpo de um violão
deitado.
Vista Frontal
Perspectiva

Vista superior em corte
Vista Lateral Esquerda
Vista Lateral Direita
Perspectiva em Raio X
Raio X Frontal
Raio X Lateral Esquerda
Raio X Lateral Direita
Referências usadas para o Projeto
Banheira em forma de salto alto
Esta
banheira foi lançada por uma empresa italiana de design (SICIS) tendo
sido desenvolvida pelo designer Massimiliano Della Monaca.
Instrumentos vistos de dentro
Foto de um violino sendo visto por dentro.
Esta
foto faz parte de uma exposição que mostras diversos instrumentos sendo
vistos pelo lado de dentro. Essa referencia serviu como inspiração para
o formato externo do mundo do personagem.
Billie Jean
A
principio, a ideia era fazer o piso assim como no clipe do Michael
Jackson onde cada passo acenderia-se uma luz. Mas por achar
desnecessário e trabalhoso, usei apenas a ideia de se fazer com que o
piso se mantenha iluminado constantemente.
___________________________________________________________
Curiosamente este trabalho me lembrou um clássico dos desenhos animados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário